quinta-feira, 18 de julho de 2013

Família Bernardino On the road 2013. Preparativos



Não sei como surgiu a ideia, acho que foi a junção de várias coisas e também das inspiradoras palestras que tenha assistido sobre viagens em bicicleta , destaco a viagem do Gonçalo Pais, que foi com o seu filhote de 7 anos de Lisboa a Badojoz e a Tânia e o Rafael que foram de Ovar até a Macau. 

Estamos, então de partida para a nossa primeira viagem de longo curso de bicicleta! Saímos de  Lisboa e o nosso objectivo é chegar até Vila Real de Santo António (Algarve), vamos de comboio até Casa Branca (Alentejo) e a partir daí vamos a pedalar, passando pelo Alqueva, Vila Verde de Ficalho e outros locais. O João, para além de estar a preparar o itinerário, começou a fazer listagens de tudo o que iríamos precisar e estabeleceu prazos para cada um cumprir, como sempre eu não os cumpri. Mas, vai correr tudo bem, a parte mais difícil, que foi escolher a roupa que os miúdos vão levar, a minha, toalhas e roupa de cama, já está feita e também já interiorizei que vou ter de lavar roupa.

Na verdade antes de outra coisa qualquer a primeira coisa que me lembrei foi pedir para nos fazerem umas tshirts, para a nossa viagem, acho que ficaram bem giras!



Dado que não é muito habitual uma família com 2 filhos pequenos, fazer uma viagem de bicicleta que julgo vão ser de cerca de 160 km, ainda por cima no Alentejo, em pleno Verão e onde também iremos acampar, as reacções dos outros têm sido de estranheza, para não dizer outra coisa. Algumas vezes dou por mim a ficar calada (coisa extremamente difícil na minha pessoa) e a sorrir... Porque directa ou indirectamente, tenho sido bastante criticada, têm posto em causa a minha responsabilidade como mãe, o meu dever de zelar pela saúde dos meus filhos, etc.

Fico calada, porque o mais importante para mim é aquilo que eu sinto e o que faz sentido para mim. É a minha confiança que como mãe, estou a fazer o melhor que sei e a tranquilidade de saber que até agora tenho feito um bom trabalho, diria mesmo excelente! Sou muito melhor mãe e somos muito melhores pais, do que alguma vez os meus pais foram. 

Neste momento não preciso de exteriorizar, de defender a causa, de querer que todos compreendam e apoiem. Preciso é de fechar os olhos e sentir o coração bater de felicidade, sentir o corpo encher-se de energia, por saber que em breve estaremos os 4, em sintonia, a respeitar os ritmos e os limites de cada um, em que estaremos virados só para nós. 

Sim, as pernas vão doer, vai estar calor e vão haver coisas que não vão correr bem... depois estarei cá para contar como foi...

                                                                                       Seguinte: 2 semanas depois...



6 comentários:

  1. Força família Bernardino!
    Quero muitas fotos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Grande Filipa! Conta com o nosso apoio! O que interessa é que sintas confiança e que sejas feliz com esta aventura, que será inesquecível certamente! Aguardamos ansiosamente o relato! bjs :)

    ResponderEliminar
  3. Boa prima, excelente iniciativa!Para a próxima Lisboa - Proença a Nova :))

    ResponderEliminar
  4. Amei a vossa "coragem"! Muito boas viagens e boas pedaladas!!! Depois quero saber como correu!
    Beijokas grandes!

    ResponderEliminar
  5. Ah 'grandas' pais! Assim é que é! Quero saber pormenores da viagem!
    Grand'abraço
    Gonçalo Pais

    ResponderEliminar